Blog

A últimas tendências

Varcare para você

Kaios

Riscos de usar produtos de adultos em crianças

A cada ano que passa é possível perceber que meninas estão se transformando em mulheres mais rápido. A inclusão no mundo adulto é um desejo aparente nas crianças, afinal é fascinante para uma menina ver a mãe ou a irmã mais velha desfrutando de tudo que o universo feminino tem a oferecer, como as roupas, maquiagens e as transformações nos cabelos, seja na cor, forma ou corte.

Cedendo aos caprichos e para realizar os “sonhos” da meninada, os pais acabam inserindo suas filhas no mundo adulto e permitindo que essas transformações sejam feitas antes da idade ideal.

Mas existe mesmo uma idade especifica para a vaidade?

Não seria possível afirmar que no vestuário ou nas atividades do cotidiano exista um limite de idade, porém, quando falamos em transformações biológicas aí é importante ter alguns cuidados.

Quando sugerimos que uma transformação biológica esta acontecendo, isso significa que uma parte do corpo vem a ser comprometida. Como exemplo, temos a pele e o cabelo, que é um anexo da pele e tem características semelhantes a ela. Quando criança a pele é mais fina e está em constante transformação, amadurecendo e se tornando mais grossa e rígida ao longo dos anos.

Logo, sendo a pele e os cabelos infantis mais sensíveis, eles devem ser respeitados até que as transformações de desenvolvimento cheguem num estado mais lento. O ideal é que, no caso das mulheres, as transformações nos cabelos sejam feitas após sua entrada oficial na puberdade, nesse caso assim que houver a primeira menstruação. Após o inicio da puberdade boa parte das características físicas e biológicas estão definidas, os cabelos que antes tinham os cachinhos finos e delicados tendem a se tornar mais grossos e volumosos ou até mesmo ser tornarem lisos.

Por isso os produtos cosméticos para cabelos de adultos são desenvolvidos para atender a necessidade de cabelos mais grossos e resistentes, principalmente quando se trata de químicas. O pH mais elevado de relaxamentos e colorações ou até mesmo mais ácido, como de escovas progressivas, é extremamente agressivo para o couro cabeludo e cabelos de uma criança, podendo causar danos irreversíveis nas características físicas e estéticas.

Sendo assim, é importante que os pais e os profissionais da área da beleza respeitem os limites das fases e procurem apenas tratar os cabelos “teens” com produtos destinados a eles. E no máximo hidratar e nutrir sempre que necessário para manter uma aparência saudável.



Beto Santana
Diretor Técnico - Varcare